Também conhecida como moxabustão ou simplesmente moxa, é uma técnica que utiliza o calor para aquecer pontos de acupuntura ou regiões específicas.
Tal calor é produzido pela queima de uma erva medicinal, conhecida como Atermísia vulgaris ou sinensis, planta nativa de regiões temperadas da Europa, da Ásia e do Norte da África, mas já está disseminada pelo mundo todo.
Basicamente, segundo a medicina tradicional chinesa, a aplicação da moxa provoca melhora no fluxo energético (Qi) e no fluxo de sangue (Xue), aliviando sintomas de distúrbios provocados pelo frio e umidade como dores musculares, dores articulares, distúrbios estomacais, asma, bronquite, rinite e outras. Também é amplamente utilizada para melhora do sistema imunológico, cansaço e fadiga crônica, quadros de ansiedade e depressão.
Não há contra-indicações na aplicação de moxa, apenas alguns cuidados devem ser tomados; evitar a utilização em feridas abertas, vasos sangüíneos importantes ou regiões com alterações de sensibilidade.
A queima desta erva deixa no ambiente onde a mesma está sendo utilizada um aroma particular, semelhante ao de ervas aromáticas. Portanto se você chegar a uma clínica e perceber um cheiro diferente no ar, tenha certeza de que algum paciente está sendo tratado com moxaterapia.