banner


Artigos de Saúde

Psicoterapia

A psicoterapia é a oportunidade para cuidar da mente, o momento de buscar em si mesmo, com a ajuda de um psicólogo, as causas e/ou motivações para suas dificuldades e/ou problemas e, com isso, encontrar alternativas ou soluções para resolvê-los. Na relação psicoterapêutica, a pessoa que busca psicoterapia é a parte mais importante, o profissional será o intermediário entre o cliente/paciente e sua psique.
 

Ao procurar ou iniciar qualquer tratamento, é comum surgirem algumas dúvidas. Algumas pessoas não tem conhecimento sobre o que é psicoterapia, como ela funciona e em que momento iniciá-la. E, juntamente com estas dúvidas, a principal preocupação deve ser de encontrar um profissional confiável e adequado ao seu caso. Embora não seja uma informação prioritária, é corriqueiro surgirem dúvidas quanto a duração do tratamento.
 

Entendendo o que é psicoterapia
 

A Resolução 010/2000 do Conselho Federal de Psicologia, quanto ao Código de Ética do Profissional de Psicologia, afirma:
 

Art. 1º – A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
 

Portanto, psicoterapia é um processo de tratamento, que poderá ser em grupo ou individual, realizado por um profissional da psicologia para aqueles que buscam autoconhecimento, equilíbrio entre corpo e mente ou soluções para seus problemas.
 

Como a psicoterapia poderá ajudar?
 

Por meio das sessões de psicoterapia, o  terapeuta utilizará de métodos e técnicas para ajudar o cliente. Entre outras coisas a psicoterapia possibilita que o cliente/paciente encontre soluções adequadas ao seu problema, adapte-se a uma nova situação, melhore seus relacionamentos interpessoais e promove o autoconhecimento. Porém, o trabalho do psicólogo será eficaz somente se a pessoa colaborar, pois não condiz com a prática do profissional dar soluções prontas. É a partir do desenvolvimento psicológico que a pessoa encontrará novas possibilidades de enfrentar seus problemas.
 

As psicoterapias não têm a finalidade de curar o cliente, curar no sentido de resolver todos os seus problemas, de fazer um nova criação de personalidade, mas antes visam dar a ele os meios de tratar sua neurose, de treiná-lo como agir fora da situação psicoterapêutica, de ajudá-lo a ver claro, dar-lhe forças para fazer suas próprias opções e caminhar com os próprios pés. A psicoterapia é um processo de tomada de posse de si próprio, no que concerne, sobretudo, às suas potencialidades.
 

Jorge P. Ribeiro, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, 1986.
 

Quando procurar um psicólogo?
 

A procura por um psicólogo deverá ocorrer quando a pessoa sentir dificuldades relacionadas ao desenvolvimento intelectual, ao necessitar de reabilitação psicomotora, na existência de transtornos psíquicos, dificuldades nos relacionamentos interpessoais,  em casos de ansiedade, depressão, luto, doenças crônicas, etc. É importante considerar que a procura por tratamento psicológico também deverá ocorrer sempre que for recomendado por outros profissionais tais como: professores, médicos, cardiologistas, oncologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, pediatras e etc.
 

O ideal é que a busca pelo profissional adequado seja por indicação de pessoas conhecidas e de confiança, mas se não houver esta possibilidade a pessoa poderá consultar seu convênio médico ou o site do CRP – Conselho Regional de Psicologia.
 

Qual a duração do tratamento?
 

A duração do tratamento dependerá do problema a ser tratado e do progresso do cliente/paciente durante a psicoterapia. Cada pessoa reage diferentemente, portanto, para algumas os resultados poderão ocorrer em curto prazo, enquanto que para outras será necessário mais tempo.
 

Como serão tratadas as informações do paciente?
 

Conforme consta no Código de Ética do Profissional de Psicologia:
 

Art. 09 – É dever do psicólogo respeitar sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
 

Portanto, por lei o psicólogo tem obrigação de manter toda e qualquer informação de seu paciente em sigilo. Devem ser preservadas a identidade e quaisquer dados que possam identificar individualmente o paciente.
 



whatsapp instagram